Origem dos jogos da primavera

O surgimento dos Jogos foi de caráter oficial na década de 60 e partiu de uma iniciativa do Governo do estado de Sergipe, via Secretaria de Educação e Cultura (SEC) e seu Secretário Interino Bel. Curt Vieira em conjunto com a Federação Atlética dos Estudantes de Sergipe(FAES), entidade responsável pela administração das atividades esportivas dos universitários na figura de seu Presidente Raymundo Monte e de José Carlos Marques, professor paulista de educação física contratado pelo Governo para incrementar esta atividade escolar no estado no ano de 1963. Ainda que de iniciativa do Estado, o modelo e objetivo dos Jogos foram mesmo originados do evento homônimo organizado pelo Jornal dos Sports no Rio de Janeiro,com o mesmo espírito de integração e estímulo ao esporte da juventude.
Os ginásios Charles Moritz e Constâncio Vieira, os clubes Cotinguiba, Associação Atlética de Sergipe, Iate Clube de Aracaju, o Estádio Estadual Lourival Baptista, o Parque Aquático do Batistão e os ginásios de algumas escolas privadas eram os espaços aonde as competições de futebol, futebol de salão, basquetebol, handebol, voleibol, tênis, judô,ginásticas rítmica e artística, natação, pólo aquático, saltos ornamentais.
As três primeiras edições dos Jogos reuniram as cinco escolas superiores do estado e escolas estaduais, federais e particulares situadas na capital. Tornou-se notória a crítica à realização dos Jogos em 1967, que sairiam de no máximo 15 dias para um mês de evento, realizado todos os fins de semana.O que na realidade não ocorreu e permaneceu neste ano os 15 dias de evento habituais.
Na década de 1980, na cidade de Aracaju, o  aspecto sisudo do cotidiano alterava-se para dar passagem às cores e sons das escolas sergipanas, dar passagem aos anseios e desejos da comunidade escolar sergipana que seriam aquecidos nas cerimônias e competições dos Jogos da Primavera do estado de Sergipe.
Os Jogos da Primavera de Sergipe com o passar dos anos vem agregando mais participantes e em seu XXVII edição neste ano de 2010 tem a previsão de contar com a participação de aproximadamente 20 mil alunos inscritos da rede estadual, municipal e particular.